Necessitamos de uma latência em tempo real para processamento de áudio usando para samplear um teclado musical via cabo MIDI.
A
latência, numa placa de som, refere-se ao atraso entre a conversão do
sinal digital produzido pelo computador e a saída ou entrada do som pela
placa de som.
Por
exemplo, quando se usa um computador como sintetizador controlado via
teclado MIDI, o tempo que leva para se ouvir o som de uma nota após
tocada no teclado é a latência. Ou quando utilizamos o computador como
ferramenta de manipulação do áudio vindo de um microfone conectado à
placa de som. A latência então pode ser percebida como a diferença do
tempo entre a captação do áudio no microfone e o resultado do áudio
manipulado pelo computador.
Latências
inferiores a 7ms (milissegundos ou 0,007s) são consideradas de "tempo
real". Acima desse valor já é possível ouvir um atraso entre a execução
de uma nota e o seu som.
O
áudio no Windows sempre sofreu com problemas de latência, pois os
drivers padrão da plataforma (WDM, DirectSound e o antigo MME dos
Windows 95/98/ME) não foram desenvolvidos para aplicações de tempo real.
Uma
forma de driblar essa deficiência foi proposta pela Steinberg
(desenvolvedora do Cubase e Nuendo - softwares sequenciadoes e de
gravação de áudio multicanal) com o ASIO (Audio Stream Input/Output),
que "pula" as camadas e os drivers padrão da plataforma e conecta os
sinais de áudio vindo dos softwares direto com o hardware da placa de
som, permitindo o trabalho com o áudio em tempo real.
O
problema é que o ASIO só está disponível para placas de som
profissionais. Para quem começa no mundo do áudio, nem sempre é possível
adquirir tais placas e a única alternativa é utilizar as interfaces
"on-board" presentes nos computadores e notebooks.
O
ASIO4ALL contorna esse problema, fornecendo interface ASIO para
qualquer placa de som que possua driver no padrão WDM (Windows XP/2000
ou superior).
O driver pode ser baixado de www.asio4all.com
Instalando
A instalação é simples, bastando tomar cuidado apenas na tela abaixo. Marque as opções como demonstrado na figura:
Configurando
Ao
clicar no ícone que o instalador colocou no desktop "ASIO4ALL Off-line
Settings" a seguinte interface aparece. Se a placa de som eh compatível
com o ASIO4ALL, ela aparecerá na lista, marcada em azul no ícone da
esquerda, ao lado da seta e do nome da interface. O modo de configuração
padrão permite apenas a escolha do tamanho do buffer ASIO.
O
tamanho do buffer (medido em samples) eh quem define a latência do
áudio, em operações de áudio em tempo real. Quanto menor o valor em
samples da latência, maior o processamento necessário para a reprodução
do áudio. Na configuração abaixo para a minha placa de som (uma simples
SoudBlaster Live CT4870) utilizei um buffer de 256 samples, que me
possibilitou uma latência de aproximadamente 7ms, no limite do
aceitável.
Um
indicativo de que a latência possa estar baixa demais e sobrecarregando
a CPU é a reprodução de "plocs" no áudio, ou interrupções intermitentes
no som, como se o áudio estivesse "pulando" ou "pipocando".
O
ideal eh descobrir um ajuste que possibilite baixa latência e ao mesmo
tempo um uso com relativa folga da CPU. Um uso intenso da CPU por um
determinado software ou plug-in também pode causar falhas no áudio.
Clicando
no botão Advanced da configuração (com a figura da chave) temos mais
opções de sintonia fina da configuração. Nessa opção podemos habilitar a
interface ASIO4ALL para as entradas e saídas individuais da placa (para
placas de som com mais de 1 entrada e mais de 2 saídas). Na
configuração abaixo pode-se ver que minha placa de som possui 4 pares de
saídas e que apenas habilitei as saídas 0/1. Se quisesse habilitar as
demais, bastava clicar na saída presente na lista "WDM Device List" e
clicar no botão ao lado da seta e do nome de cada uma das saídas da
interface (com o desenho de um pequeno "Power"). Cada saída ou entrada
habilitada aparece no software a ser utilizado (Ex: Ableton Live) como
uma saída ou entrada ASIO. Não esquecendo de ajustar o tamanho do buffer
no controle "ASIO Buffer Size", que abaixo foi ajustado em 256 samples.
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